Comemorado em 12 de outubro, neste ano, o Dia das Crianças deve movimentar R$ 356,98 milhões na economia sul-mato-grossense, segundo a pesquisa de intenção de compras e comemorações realizada pelo Sebrae/MS e Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS (IPF-MS). O valor é 4% menor do que o registrado em 2023 e aponta um gasto médio de R$ 387,31.
Outro ponto trazido pelo levantamento é que, desta vez, as pessoas pretendem investir menos em presentes e mais em comemorações. O gasto médio com presentes será de R$ 203,44, frente a R$ 222,48 no ano de 2023 (-8,5%), enquanto o investimento médio em comemorações passou de R$ 167,92 a R$ 183,87 (+9,49%).
"Temos um percentual de 68,7% que informam que irão dar presentes na data e 54,6% que irão comemorar. Quando falamos em presentes, uma dica importante para o lojista é que a maior parte dos compradores, 50%, vai prestigiar a escolha da criança, mas a qualidade (33%) e a vitrine (9%) também têm grande importância. Além disso, 70% vão pagar à vista e esperam descontos por isso", lembra a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira. Entre os que não irão presentear na data, 21,6% alegam fatores econômicos, como falta de dinheiro ou receio em gastar.
Quanto às comemorações, a maior parte dos entrevistados, 51,9%, informam que irão passar o dia em família e preparar uma refeição; 17% pretendem fazer um passeio, além de outros 11,5% que dizem que irão a uma lanchonete ou sorveteria. O analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel, ressalta que 86% dos consumidores farão compras presenciais, incluindo 17% que pretendem ir às lojas de bairros. "Então, para os pequenos negócios é um grande momento", ressaltou.
Para aumentar faturamento e vendas, algumas das estratégias sugeridas pelo analista-técnico do Sebrae/MS são descontos progressivos e ofertas-relâmpago; dispor de condições de pagamento flexíveis para acomodar diferentes perfis de clientes, lembrando que 34% dos consumidores valorizam o parcelamento no cartão de crédito. Diversificar o estoque, levando em conta que brinquedos, roupas e calçados são apontados como itens de preferência nas compras. "É fundamental que as lojas estejam bem abastecidas com esses produtos e ofereçam diversas opções de escolha". Ter um ambiente acolhedor, em que os pais possam fazer as compras enquanto as crianças se divertem, além de ofertar pequenos brindes, também pode conquistar a clientela.
Fonte: Nova News
Comemorado em 12 de outubro, neste ano, o Dia das Crianças deve movimentar R$ 356,98 milhões na economia sul-mato-grossense, segundo a pesquisa de intenção de compras e comemorações realizada pelo Sebrae/MS e Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS (IPF-MS). O valor é 4% menor do que o registrado em 2023 e aponta um gasto médio de R$ 387,31.
Outro ponto trazido pelo levantamento é que, desta vez, as pessoas pretendem investir menos em presentes e mais em comemorações. O gasto médio com presentes será de R$ 203,44, frente a R$ 222,48 no ano de 2023 (-8,5%), enquanto o investimento médio em comemorações passou de R$ 167,92 a R$ 183,87 (+9,49%).
"Temos um percentual de 68,7% que informam que irão dar presentes na data e 54,6% que irão comemorar. Quando falamos em presentes, uma dica importante para o lojista é que a maior parte dos compradores, 50%, vai prestigiar a escolha da criança, mas a qualidade (33%) e a vitrine (9%) também têm grande importância. Além disso, 70% vão pagar à vista e esperam descontos por isso", lembra a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira. Entre os que não irão presentear na data, 21,6% alegam fatores econômicos, como falta de dinheiro ou receio em gastar.
Quanto às comemorações, a maior parte dos entrevistados, 51,9%, informam que irão passar o dia em família e preparar uma refeição; 17% pretendem fazer um passeio, além de outros 11,5% que dizem que irão a uma lanchonete ou sorveteria. O analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel, ressalta que 86% dos consumidores farão compras presenciais, incluindo 17% que pretendem ir às lojas de bairros. "Então, para os pequenos negócios é um grande momento", ressaltou.
Para aumentar faturamento e vendas, algumas das estratégias sugeridas pelo analista-técnico do Sebrae/MS são descontos progressivos e ofertas-relâmpago; dispor de condições de pagamento flexíveis para acomodar diferentes perfis de clientes, lembrando que 34% dos consumidores valorizam o parcelamento no cartão de crédito. Diversificar o estoque, levando em conta que brinquedos, roupas e calçados são apontados como itens de preferência nas compras. "É fundamental que as lojas estejam bem abastecidas com esses produtos e ofereçam diversas opções de escolha". Ter um ambiente acolhedor, em que os pais possam fazer as compras enquanto as crianças se divertem, além de ofertar pequenos brindes, também pode conquistar a clientela.