CCR "dorme no ponto" e 77% dos radares da BR-163 param de funcionar em MS


A Capital conta com trechos da BR-163 que os radares estão com o certificado do Inmetro vencido - Gerson Oliveira / Correio do Estado

A BR-163 só tem 21 dos 89 equipamentos controladores de velocidade em funcionamento, mesmo com a população cobrando mais segurança na rodovia e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) tendo elaborado a minuta de um contrato para a instalação de 38 novos radares 
e lombadas
.


Se na autarquia há a discussão sobre a reinstalação dos 38 equipamentos, em um outro processo na ANTT sobre a segurança viária na BR-163 a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apontou que, dos 89 radares existentes na rodovia, apenas 21 estavam em funcionamento. Os dados são referentes 
a abril.


“Dos equipamentos inativos, 16 se encontram com o certificado e o estudo técnico, de responsabilidade da concessionária [CCR MSVia], vencidos”, consta no documento. Em ofício assinado por Fernando Gonçalves Neiva, coordenador de Processamento de Infrações Substituto da PRF, e por Jeferson Almeida Moraes, coordenador-geral de Segurança Viária da PRF, é afirmado que, “conforme demonstrado acima [há várias tabelas no documento indicando os equipamentos desativados em diversas rodovias concedidas], é preocupante o número de equipamentos medidores de velocidade instalados nos trechos concessionados, prejudicando a efetiva fiscalização, além de causar descrédito à instituição com os usuários infratores que não recebem as devidas notificações”.


Visando aumentar a efetividade da fiscalização, os coordenadores da PRF sugeriram o alinhamento da questão com a ANTT, a fim de juntos definirem meios que possibilitem o melhor aproveitamento dos equipamentos instalados nos trechos em que foram encontrados problemas.


Entretanto, embora haja estudos, minuta de contrato e cobrança da população, a ANTT avalia que a definição só deve ocorrer após o Tribunal de Contas da União (TCU) definir os rumos da repactuação do contrato de concessão com a CCR MSVia – isso segundo André Roriz de Castro Barbo, titular da Gerência de Gestão e Fiscalização Econômico-Financeira Rodoviária (Gegef) da ANTT.


Em seu despacho, Barbo afirma que “é importante ressaltar que o contrato da concessionária MSVia está em fase de relicitação e que, de forma concomitante, está em análise uma possível repactuação no âmbito da Secretaria de Controle Externo de Solução Consensual e Prevenção de Conflitos [Secex Consenso], vinculada ao TCU. Nesse sentido, sugerimos que seja aguardada a definição do plenário do TCU quanto ao deferimento da proposta de repactuação do contrato da MSVia, para que somente após essa definição possamos dar andamento ou não”.


O gerente da ANTT reforça que, “considerando o trâmite de repactuação do contrato de concessão da concessionária MSVia atualmente em curso, a Gegef e a Surod [Superintendência de Infraestrutura Rodoviária da ANTT] propõem que seja aguardada a publicação do acórdão com a análise final do TCU, para que, na sequência, possa ser avaliada a pertinência do prosseguimento com a análise da revisão extraordinária e em quais condições”.

NOVOS EQUIPAMENTOS


Os 38 novos equipamentos citados anteriormente estão dependendo do parecer do TCU sobre a repactuação da concessão e a assinatura de documento com os novos compromissos da CCR MSVia. Isso só deverá ocorrer em 2025.


Os 38 equipamentos foram desativados em 31 de janeiro. A autarquia federal estima em quase R$ 5,619 milhões por ano o valor necessário para recolocá-los em funcionamento.


Depois da desativação dos controladores de velocidade, a ANTT abriu um processo para estudar a reinstalação dois meses após o fim do contrato anterior. Nesse estudo, após análise técnica, foi apresentado um parecer em que 


o coordenador de Gestão de Investimentos Propostos, Luciano Esteve Ferreira de Assis, e o gerente de Gestão de Investimentos Rodoviário, Fernando de Freitas Bezerra, se manifestaram pelo “deferimento do pleito e pela viabilidade técnica e contratual da proposta de inclusão de controladores de velocidade apresentada pela concessionária”.


O levantamento também pontua sobre a necessidade de instalação de novos equipamentos, o que foi reforçado pelo procurador da República em Mato Grosso do Sul, Pedro Paulo Grubits Gonçalves de Oliveira, que encaminhou um ofício solicitando informações sobre o que estaria sendo feito para garantir a segurança viária.


O Ministério Público Federal (MPF) apresentou o documento, após ser questionado por usuários da rodovia que denunciaram, em julho, a desativação dos controladores de velocidade. Após essas etapas, no mesmo mês foi redigida uma minuta de contrato para que os controladores sejam reinstalados.


No documento, é afirmado que “os novos equipamentos substituirão controladores de velocidade existentes, que anteriormente estavam sob a responsabilidade do Dnit [Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes] e que passaram para a responsabilidade da concessionária durante a 4ª Revisão Ordinária e a 6ª Revisão Extraordinária”.


“Faz parte do escopo para cada unidade de controle de velocidade o equipamento que cobre faixas de rolamento da rodovia, durante 24 horas por dia, realizando a coleta, o armazenamento e o tratamento de dados volumétricos, classificatórios e de velocidade de todos os veículos passantes e o registro da imagem dos veículos com excesso de velocidade”, diz trecho.


Nessa minuta, foi apresentado que o impacto econômico-financeiro da inclusão de novos investimentos e seus custos administrativos anuais “totalizam o montante global de R$ 2.954.437,42, a preços iniciais do contrato de concessão, data-base de maio de 2012”.

SAIBA: O parecer técnico apontou, entretanto, que o custo anual no ano passado estaria orçado em R$ 5,619 milhões, sendo R$ 5,422 milhões em custos operacionais e R$ 196 mil em custos administrativos.

Radares

Dos equipamentos inativos, 16 se encontram com o certificado e o estudo técnico vencidos, sendo eles em:

  • São Gabriel do Oeste: Dois trechos (ambos os lados da rodovia).
  • Coxim: Em um ponto (ambos os lados da rodovia).
  • Dourados: Um trecho (lado crescente).
  • Campo Grande: Um trecho (lado decrescente).
  • Jaraguari: Dois trechos (ambos os lados da rodovia).
  • Bandeirantes: Dois trechos (ambos os lados da rodovia).

Outros 37 equipamentos se encontram com o certificado do Inmetro vencido e estão localizados em:

  • Coxim: Três trechos (ambos os lados da rodovia).
  • Campo Grande: Três trechos (ambos os lados da rodovia).
  • São Gabriel do Oeste: Dois trechos (ambos os lados da rodovia).
  • Rio Verde de Mato Grosso: Um trecho (ambos os lados da rodovia).
  • Mundo Novo: Três trechos (ambos os lados da rodovia).
  • Dourados: Um trecho (ambos os lados da rodovia).
  • Douradina: Um trecho (ambos os lados da rodovia).
  • Rio Brilhante: Dois trechos (ambos os lados da rodovia).
  • Sidrolândia: Um trecho (ambos os lados da rodovia).
  • Bandeirantes: Um trecho (ambos os lados da rodovia).
  • Caarapó: Um trecho (ambos os lados da rodovia).

Fonte: Correio do Estado



CCR "dorme no ponto" e 77% dos radares da BR-163 param de funcionar em MS

A Capital conta com trechos da BR-163 que os radares estão com o certificado do Inmetro vencido - Gerson Oliveira / Correio do Estado

A BR-163 só tem 21 dos 89 equipamentos controladores de velocidade em funcionamento, mesmo com a população cobrando mais segurança na rodovia e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) tendo elaborado a minuta de um contrato para a instalação de 38 novos radares 
e lombadas
.


Se na autarquia há a discussão sobre a reinstalação dos 38 equipamentos, em um outro processo na ANTT sobre a segurança viária na BR-163 a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apontou que, dos 89 radares existentes na rodovia, apenas 21 estavam em funcionamento. Os dados são referentes 
a abril.


“Dos equipamentos inativos, 16 se encontram com o certificado e o estudo técnico, de responsabilidade da concessionária [CCR MSVia], vencidos”, consta no documento. Em ofício assinado por Fernando Gonçalves Neiva, coordenador de Processamento de Infrações Substituto da PRF, e por Jeferson Almeida Moraes, coordenador-geral de Segurança Viária da PRF, é afirmado que, “conforme demonstrado acima [há várias tabelas no documento indicando os equipamentos desativados em diversas rodovias concedidas], é preocupante o número de equipamentos medidores de velocidade instalados nos trechos concessionados, prejudicando a efetiva fiscalização, além de causar descrédito à instituição com os usuários infratores que não recebem as devidas notificações”.


Visando aumentar a efetividade da fiscalização, os coordenadores da PRF sugeriram o alinhamento da questão com a ANTT, a fim de juntos definirem meios que possibilitem o melhor aproveitamento dos equipamentos instalados nos trechos em que foram encontrados problemas.


Entretanto, embora haja estudos, minuta de contrato e cobrança da população, a ANTT avalia que a definição só deve ocorrer após o Tribunal de Contas da União (TCU) definir os rumos da repactuação do contrato de concessão com a CCR MSVia – isso segundo André Roriz de Castro Barbo, titular da Gerência de Gestão e Fiscalização Econômico-Financeira Rodoviária (Gegef) da ANTT.


Em seu despacho, Barbo afirma que “é importante ressaltar que o contrato da concessionária MSVia está em fase de relicitação e que, de forma concomitante, está em análise uma possível repactuação no âmbito da Secretaria de Controle Externo de Solução Consensual e Prevenção de Conflitos [Secex Consenso], vinculada ao TCU. Nesse sentido, sugerimos que seja aguardada a definição do plenário do TCU quanto ao deferimento da proposta de repactuação do contrato da MSVia, para que somente após essa definição possamos dar andamento ou não”.


O gerente da ANTT reforça que, “considerando o trâmite de repactuação do contrato de concessão da concessionária MSVia atualmente em curso, a Gegef e a Surod [Superintendência de Infraestrutura Rodoviária da ANTT] propõem que seja aguardada a publicação do acórdão com a análise final do TCU, para que, na sequência, possa ser avaliada a pertinência do prosseguimento com a análise da revisão extraordinária e em quais condições”.

NOVOS EQUIPAMENTOS


Os 38 novos equipamentos citados anteriormente estão dependendo do parecer do TCU sobre a repactuação da concessão e a assinatura de documento com os novos compromissos da CCR MSVia. Isso só deverá ocorrer em 2025.


Os 38 equipamentos foram desativados em 31 de janeiro. A autarquia federal estima em quase R$ 5,619 milhões por ano o valor necessário para recolocá-los em funcionamento.


Depois da desativação dos controladores de velocidade, a ANTT abriu um processo para estudar a reinstalação dois meses após o fim do contrato anterior. Nesse estudo, após análise técnica, foi apresentado um parecer em que 


o coordenador de Gestão de Investimentos Propostos, Luciano Esteve Ferreira de Assis, e o gerente de Gestão de Investimentos Rodoviário, Fernando de Freitas Bezerra, se manifestaram pelo “deferimento do pleito e pela viabilidade técnica e contratual da proposta de inclusão de controladores de velocidade apresentada pela concessionária”.


O levantamento também pontua sobre a necessidade de instalação de novos equipamentos, o que foi reforçado pelo procurador da República em Mato Grosso do Sul, Pedro Paulo Grubits Gonçalves de Oliveira, que encaminhou um ofício solicitando informações sobre o que estaria sendo feito para garantir a segurança viária.


O Ministério Público Federal (MPF) apresentou o documento, após ser questionado por usuários da rodovia que denunciaram, em julho, a desativação dos controladores de velocidade. Após essas etapas, no mesmo mês foi redigida uma minuta de contrato para que os controladores sejam reinstalados.


No documento, é afirmado que “os novos equipamentos substituirão controladores de velocidade existentes, que anteriormente estavam sob a responsabilidade do Dnit [Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes] e que passaram para a responsabilidade da concessionária durante a 4ª Revisão Ordinária e a 6ª Revisão Extraordinária”.


“Faz parte do escopo para cada unidade de controle de velocidade o equipamento que cobre faixas de rolamento da rodovia, durante 24 horas por dia, realizando a coleta, o armazenamento e o tratamento de dados volumétricos, classificatórios e de velocidade de todos os veículos passantes e o registro da imagem dos veículos com excesso de velocidade”, diz trecho.


Nessa minuta, foi apresentado que o impacto econômico-financeiro da inclusão de novos investimentos e seus custos administrativos anuais “totalizam o montante global de R$ 2.954.437,42, a preços iniciais do contrato de concessão, data-base de maio de 2012”.

SAIBA: O parecer técnico apontou, entretanto, que o custo anual no ano passado estaria orçado em R$ 5,619 milhões, sendo R$ 5,422 milhões em custos operacionais e R$ 196 mil em custos administrativos.

Radares

Dos equipamentos inativos, 16 se encontram com o certificado e o estudo técnico vencidos, sendo eles em:

  • São Gabriel do Oeste: Dois trechos (ambos os lados da rodovia).
  • Coxim: Em um ponto (ambos os lados da rodovia).
  • Dourados: Um trecho (lado crescente).
  • Campo Grande: Um trecho (lado decrescente).
  • Jaraguari: Dois trechos (ambos os lados da rodovia).
  • Bandeirantes: Dois trechos (ambos os lados da rodovia).

Outros 37 equipamentos se encontram com o certificado do Inmetro vencido e estão localizados em:

  • Coxim: Três trechos (ambos os lados da rodovia).
  • Campo Grande: Três trechos (ambos os lados da rodovia).
  • São Gabriel do Oeste: Dois trechos (ambos os lados da rodovia).
  • Rio Verde de Mato Grosso: Um trecho (ambos os lados da rodovia).
  • Mundo Novo: Três trechos (ambos os lados da rodovia).
  • Dourados: Um trecho (ambos os lados da rodovia).
  • Douradina: Um trecho (ambos os lados da rodovia).
  • Rio Brilhante: Dois trechos (ambos os lados da rodovia).
  • Sidrolândia: Um trecho (ambos os lados da rodovia).
  • Bandeirantes: Um trecho (ambos os lados da rodovia).
  • Caarapó: Um trecho (ambos os lados da rodovia).


Fonte: Correio do Estado


Mais Lidas

Leia Também

POLÍCIA / 19/04/2025
Naviraí-Homem é preso após furtar e queimar fios de residência
POLÍCIA / 19/04/2025
Agente de segurança naviraiense é assassinado no assentamento
GERAL / 19/04/2025
Prazo para solicitar isenção da taxa do Enem 2025 termina dia 26 de abril.
REGIÃO / 19/04/2025
Chuva e ventos fortes atingem todo MS neste sábado
POLÍCIA / 19/04/2025
Homem é resgatado de hotel após tortura por dívida de droga
SAÚDE / 19/04/2025
Brasil ultrapassa 1 milhão de casos de dengue em 2025
GERAL / 19/04/2025
UFGD abre 167 vagas em cursos de graduação exclusivas para pessoas com 60 anos...
GERAL / 19/04/2025
Confira quais vacinas para cães e gatos podem virar gratuitas em Mato Grosso do...
REGIÃO / 19/04/2025
Nova frota de viaturas blindadas reforça segurança da Polícia Penal de Mato G...
ECONOMIA / 19/04/2025
Governo federal manda CCR reativar 38 radares ao longo da BR-163 em MS
POLÍCIA / 18/04/2025
Entenda como funciona o vírus que rouba Pix e saiba como se proteger
GERAL / 18/04/2025
Previsão para feriadão de Páscoa e Tiradentes é de dias mais frio em MS
REGIÃO / 18/04/2025
Acidentes em rodovias mataram uma pessoa a cada dois dias em MS
POLÍCIA / 18/04/2025
Insistência demais ou crime? Advogada explica como identificar o stalking
ECONOMIA / 18/04/2025
Petrobras reduz preço do litro do diesel em R$ 0,12 a partir de sexta
GERAL / 18/04/2025
UFMS abre concurso para técnicos com salário acima de R$ 4 mil
ECONOMIA / 18/04/2025
Governo propõe salário mínimo de R$ 1.630 em 2026
POLÍTICA / 18/04/2025
Usar celular na cabine de votação pode virar crime com até 3 anos de prisão
GERAL / 17/04/2025
Policial de folga salva criança que desmaiou enquanto brincava em praça
REGIÃO / 17/04/2025
MS deve ter chuvas intensas até sábado e tempo firme a partir de domingo
POLÍCIA / 17/04/2025
Com arma de brinquedo, guarda municipal ameaça mulheres e rouba celulares
POLÍTICA / 17/04/2025
Aprovado projeto que transforma multas leves e médias em advertência
POLÍCIA / 17/04/2025
Em 10 dias, três mulheres foram esfaqueadas por ex-companheiros em MS
ECONOMIA / 17/04/2025
Brasileiros ainda podem sacar R$ 9 bilhões "esquecidos" em bancos
ECONOMIA / 17/04/2025
INSS libera consulta aos valores da antecipação do 13º salário
GERAL / 17/04/2025
UEMS convoca candidatos da 4ª chamada do SISU para matrícula
ECONOMIA / 16/04/2025
Mega-Sena não tem ganhadores e prêmio acumula em R$ 50 milhões
ECONOMIA / 16/04/2025
Minha Casa, Minha Vida terá nova faixa para financiar imóveis de até R$ 500 m...
GERAL / 16/04/2025
Aprovados do "Enem dos Concursos" começam a ser convocados em maio.
GERAL / 16/04/2025
Estudantes do MS Supera têm até dia 22 para assinar documento
POLÍCIA / 16/04/2025
Homem que ateou fogo em esposa após término é condenado a 25 anos de prisão
ECONOMIA / 16/04/2025
Leilão do Detran-MS tem Corolla com lance inicial de pouco mais de R$ 10 mil
GERAL / 16/04/2025
Outono em MS deve registrar menos chuvas e pode ter ondas de calor
POLÍCIA / 16/04/2025
Deputados de MS pedem exoneração de servidor que desejou morte de Bolsonaro
NAVIRAÍ / 15/04/2025
Governo de Naviraí garante títulos de propriedade a 122 famílias do BNH, Camp...
GERAL / 15/04/2025
Chuva de meteoros Líridas ilumina o céu em abril: saiba como e quando observar...
ECONOMIA / 15/04/2025
Pagamento do Bolsa Família em abril alcança mais de 200 mil famílias em Mato ...
ECONOMIA / 15/04/2025
Conab abre inscrições em concurso com salário de até R$ 8,1 mil
GERAL / 15/04/2025
Campanha usa linguagem gamer para alertar sobre cigarro eletrônico
POLÍCIA / 15/04/2025
Adolescente de MS confessa integrar quadrilha que promove desafios mortais.
ECONOMIA / 15/04/2025
Caixa libera abono salarial para nascidos em março e abril
ECONOMIA / 15/04/2025
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 45 milhões
GERAL / 14/04/2025
Nora é condenada por furtar R$ 5,4 mil da sogra com Alzheimer
SAÚDE / 14/04/2025
Vicentina registra 2ª morte por chikungunya no ano em Mato Grosso do Sul
POLÍCIA / 14/04/2025
Homem incendeia motocicleta da esposa e foge após o ato em Caarapó
GERAL / 14/04/2025
Justiça garante matrícula de aluno superdotado de 4 anos no ensino fundamental...
ECONOMIA / 14/04/2025
Semana começa com 318 vagas em concursos e seleções públicas em MS
ECONOMIA / 14/04/2025
Crédito do Trabalhador já soma R$ 60,2 milhões em empréstimos em Mato Grosso...
REGIÃO / 14/04/2025
Frio, frio mesmo, só chegará a Mato Grosso do Sul em maio, diz meteorologia
ECONOMIA / 14/04/2025
Receita Federal facilita quitação de tributos para MEIs com novo sistema
GERAL / 14/04/2025
Celular roubado agora recebe alerta automático via WhatsApp
GERAL / 14/04/2025
Enem 2025: Pedidos de isenção da taxa começam hoje
POLÍCIA / 14/04/2025
Filho mata pai enforcado em Anhanduí
ESPORTE / 11/04/2025
EXCLUSIVO: Presidente da FFMS 'criou votos' para assegurar vitória em eleição...
GERAL / 11/04/2025
Paciente pode conseguir remédios sem advogado e sem processo explica juiz.
POLÍCIA / 11/04/2025
Avó perde R$ 72,5 mil e aciona Justiça contra a neta por estelionato.
GERAL / 11/04/2025
Supermercado é condenado a indenizar cliente que caiu em piso molhado
REGIÃO / 11/04/2025
Frente fria derruba temperaturas e traz sol e nuvens a Mato Grosso do Sul
POLÍTICA / 11/04/2025
Pesquisa Futura mostra que Riedel seria reeleito governador em todos os cenário...
ECONOMIA / 11/04/2025
Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio vai a R$ 37 milhões
SAÚDE / 11/04/2025
Boletim Epidemiológico: MS registra 2.891 casos confirmados de dengue
SAÚDE / 11/04/2025
Alto risco: MS está sob alerta de ‘explosão’ de casos de Síndrome Respira...
GERAL / 11/04/2025
Creches têm mais crianças negras do que brancas pela 1ª vez
NAVIRAÍ / 11/04/2025
NAVIRAÍ: Grande evento marca os 100 dias da Administração “Compromisso com ...
redacao@navinews.com.br
Whats: (67)99977-3945
 

Editoriais

 

Páginas

Notícias Vídeos

Redes Sociais

©2021 Portal NaviNews. Todos os Direitos Reservados!